03/07/2019 - Audiência Pública da ALMG aborda Dia Internacional do Cooperativismo

A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), realizou, no dia 1º de julho, uma Audiência Pública, em virtude das comemorações do Dia Internacional do Cooperativismo. A data é celebrada em todo o mundo no primeiro sábado de julho.

O intuito foi receber, debater e apoiar as proposições para o cooperativismo em Minas Gerais, bom como promover uma apresentação do cenário atual do segmento e suas contribuições econômicas e sociais para a população.

O presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo de Minas Gerais (Frencoop-MG), Antônio Carlos Arantes, enalteceu a atuação das cooperativas e do Sistema Ocemg, cuja participação é preponderante para a melhoria da competitividade e promoção da equidade. "Estamos falando de um setor que é o propulsor deste país. O segmento cooperativista é o caminho para fazer o pequeno se tornar grande e competitivo no mercado, por meio da união e cooperação", disse.

Para o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, o cooperativismo ser representado na casa do Legislativo de Minas Gerais é algo muito relevante. "É importante que setor cooperativista seja apoiado pela ALMG, afinal, nós representamos 9% do PIB do Estado. Isso porque as cooperativas atuam como ferramentas para alavancar a economia do Estado, tendo sempre em vista o respeito pela dignidade humana, não só dos seus cooperados e dirigentes, mas da sociedade como um todo", afirmou.

Luiz Gonzaga Viana Lage, vice-presidente do Sistema Ocemg, destacou que a Audiência Pública demonstra a confiança que a Assembleia deposita no cooperativismo. Já o superintendente da organização, Alexandre Gatti Lages, apresentou a pujança do cooperativismo mineiro. Entre os dados, ele ressaltou o crescimento na geração de empregos pelas cooperativas, que subiu 8,9%, mesmo em tempos em que o país vive uma onda de desemprego.

"O setor cooperativista se coloca como protagonista das transformações tecnológicas atuais e o Estado deve estar atento para apoiar esses novos modelos", complementou o presidente da Federação das Cooperativas de Transporte de Cargas e Passageiros do Estado de Minas Gerais (Fetranscoop-MG), Evaldo Moreira.

Participaram da Audiência ainda os deputados, João Leite, Guilherme da Cunha, Leninha e o vereador por Belo Horizonte, Maninho Félix, que anunciou que, em 19 de julho, haverá o lançamento da Frente Municipal do Cooperativismo, na Câmara dos Vereadores do município. Dirigentes de cooperativas e de entidades parceiras do Sistema Ocemg na promoção do cooperativismo em Minas também marcaram presença nos debates.

Dia C na Praça da Assembleia

Os representantes do Sistema Ocemg e das cooperativas presentes reforçaram o convite para a celebração do Dia de Cooperar (Dia C) a todos que participaram e também aos expectadores que assistiram à transmissão da Audiência em todo o Estado.

No próximo sábado, na Praça da Assembleia, de 9h às 13h, o Sistema Ocemg realizará um evento para comemorar o maior movimento de voluntariado cooperativista. A programação será gratuita e aberta ao público, com atrações culturais, de lazer e bem-estar para todas as idades.

Fonte;OCEMG