03/07/2019 - Encontro de Cooperativas de Trabalho propõe melhorias para o ramo

Representantes de 12 cooperativas participaram, no dia 28 de junho, na Casa do Cooperativismo Mineiro, do Encontro de Cooperativas do Ramo Trabalho. O objetivo da reunião foi debater os desafios e perspectivas para o setor, levando em consideração a legislações própria do ramo (Lei 12.690/12).

A programação englobou apresentações dos Programas de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) e de Acompanhamento da Gestão das Cooperativas (PAGC) disponibilizados pelo Sistema Ocemg para suas filiadas.

Segundo o analista da Gerência Jurídica da organização Alexandre Simões, o PAGC, por exemplo, é uma ferramenta que visa zelar pela segurança jurídica das cooperativas. "Temos que entendê-lo como um programa de auxílio da gestão e governança das cooperativas e não como um fiscalizador dos processos já instalados", disse.

"O PDGC contribui para que vocês percebam quais são os principais gargalos da cooperativa, fazendo com que sejam possíveis implementações de melhorias para o negócio cooperativo", explicou o analista da Gerência de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas do Sistema Ocemg, Asenclever Junior.

Sobre a importância de haver uma participação maciça do ramo no PDGC, Junior assegurou: "Quanto mais cooperativas integram o programa, mais reais e fidedignos são os panoramas de gestão traçados pela ferramenta".

O representante do ramo Trabalho em Minas e presidente da Coopifor, José Aílton Junqueira, seguiu a mesma linha de pensamento, reforçando o quão importante é que as cooperativas dessa área se uniam e se fortaleçam. Ele apresentou o Projeto de Sustentabilidade do Ramo Trabalho, proposto pelo Conselho Consultivo do Ramo Trabalho (CERTO), do Sistema OCB, que visa sensibilizar e promover o desenvolvimento das cooperativas.

Futuramente, o Projeto de Sustentabilidade prevê ações de aproximação com o Ministério Público do Trabalho e a realização de um Seminário Nacional do Ramo Transporte.

"Nós precisamos de mais sinergia ao participarmos dos programas propostos pelo Sescoop-MG, das Assembleias da Ocemg, que é nosso órgão máximo de representação em Minas", comentou Junqueira.

Sandro Turcato, gerente Comercial da Uniodonto - BH, acredita que o encontro é importante porque as cooperativas do ramo precisam se unir cada dia mais para proliferar o cooperativismo. Já a presidente Coopresa, Lívia Duarte, comentou que o mercado de trabalho é de grandes oportunidades para as cooperativas.

"Minha participação no evento é para conhecer melhor a Lei 12.690/12, que nos rege, visando o fortalecimento da nossa categoria no fornecimento de mão de obra especializada", comentou.

Minas Gerais conta, atualmente, com 34 cooperativas de Trabalho, cerca de 2.400 cooperados e movimenta R$ 61,5 milhões por ano nesse ramo de acordo com dados do Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro.

Fonte: OCEMG